quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Erros da Inteligência e do Coração

Os erros e as dúvidas da inteligência desaparecem mais depressa, sem deixar rastro que os erros do coração; desaparecem não tanto em consequência de discussões e polemicas como graças à lógica iniludível dos acontecimentos da vida viva, que às vezes trazem consigo o verdadeiro escape e mostram o caminho adequado. Senão logo, na primeira altura, num prazo relativamente breve, em certas ocasiões sem haver necessidade de se esperar pela geração seguinte...
Com os erros do coração o mesmo não sucede. O erro do coração é de maior monta; significa que o espírito frequentemente, o espírito de toda a nação está doente. Sofre de qualquer contágio e não poucas vezes essa enfermidade, esse contacto, implicam tal grau de cegueira que toda a nação se torna incurável... por mais tentativas que se façam para a salvar.
Pelo contrário, essa cegueira desfigura os factos a seu talante, deforma-os segundo as delirantes visões do espírito doente e até pode suceder que toda a nação, prefira ir para a ruína conscientemente quer dizer, conhecendo já a sua cegueira, a deixar-se curar... pois já não quer que a curem.
Fiodor Dostoievski, in "Diário de um Escritor"

Nenhum comentário: