quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Frases e Trechos de Gilles Deleuze – Livro: “Conversações”*

“A lógica de um pensamento é o conjunto das crises que ele atravessa, assemelha-se mais a uma cadeia vulcânica do que a um sistema tranquilo e próximo do equilíbrio.”

“O fênomeno é comum: cada vez que se morre um grande pensador, os imbecis sentem-se aliviados e fazem um estardalhaço dos infernos.”

“Jamais interprete, experimente…”

“Cada vez que se ouve: ninguém pode negar…,todo mundo há de reconhecer que…, sabemos que vem uma mentira ou um slogan.”

“Os mal-entendidos são frequentemente reações de bobagem raivosa. Há pessoas que não se sentem inteligentes senão quando descobrem “contradições” em um pensador.”

“E, se o homem foi uma maneira de aprisionar a vida, não será necessário que, sob uma outra forma, a vida se libere no próprio homem?”

¨Há pessoas que não se sentem inteligentes senão quando descobrem “contradições” em um pensador.¨”

¨O que me interessa são as relações entre as artes, a ciência e a filosofia. Não há nenhum privilégio de uma dessas disciplinas em relação a outra. Cada uma delas é criadora.¨

¨Escreve-se sempre para dar a vida, para liberar a vida aí onde ela está aprisionada, para traçar linhas de fuga.¨

¨São organismos que morrem, não a vida.¨

¨A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha.¨

“[...] trata-se da constituição de modos de existência, ou da invenção de possibilidades de vida que também dizem respeito à morte, a nossas relações com a morte: não a existência como sujeito, mas como obra de arte. Trata-se de inventar modos de existência, segundo regras facultativas, capazes de resistir ao poder bem como se furtar ao saber, mesmo se o saber tenta penetrá-los e o poder tenta apropriar-se deles. Mas os modos de existência ou possibilidades de vida não cessam de se recriar, e surgem novos.”

* Gilles Deleuze foi um filósofo francês que participou ativamente do movimento de 68 na França. É considerado um dos maiores nomes do movimento que ficou conhecido na filosofia e ciências sociais como pós-estruturalismo, ao lado de pensadores como Michel Foucault, Jaques Derrida, Felix Guattari, entre outros. Se Deleuze pode não ser tão conhecido e referenciado como Foucault, sua originalidade de pensamento e o brilho de seus conceitos filosóficos são exaltados por muitos que se debruçam sobre sua obra. O livro “Conversações” é uma compilação de várias entrevistas que Deleuze deu ao longo de sua vida.

Nenhum comentário: