quarta-feira, 17 de março de 2010

"Os homens, com efeito, apegam-se mais fortemente às coisas presentes do que àquelas do passado, e quando nas presentes eles deparam o bem, desfrutam-no e não ambicionam mais nada".
(O Príncipe)
MAQUIAVEL

"Devo dizer ainda que meu desejo não é o de explicar, como pretendem os filósofos, como as coisas são de fato no mundo verdadeiro, mas apenas pretendo simular um mundo ao meu bel-prazer, no qual não haja nada que os mais grosseiros espíritos não sejam capazes de conceber".
(O mundo ou tratado da luz)
RENÉ DESCARTES

"A história das ideias reconhece, pois, dois níveis de contradições: o das aparências, que se resolve na unidade profunda do discurso, e o dos fundamentos, que dá lugar ao próprio discurso".
(A arqueologia do saber)
MICHEL FOUCAULT

"Resta-nos assim um único caminho: o ser é. Neste caminho há grande número de indícios: não sendo gerado, é também imperecível; possui, com efeito, uma estrutura inteira, inabalável e sem meta; jamais foi nem será, pois é, no instante presente, todo inteiro, uno, contínuo".
(Fragmentos)
PARMÊNIDES

"A forma mais frequente em que a alegria é assim prescrita como meio de cura é a alegria de causar alegria".
(Genealogia da Moral)
FRIEDRICH NIETZSCHE

"Se algum dia foi possível acusar a natureza de desprezar sua obra, de contradizer seu plano, de agir contra seus próprios fins,foi nessa ocasião. Será esse, pois, o melhor dos mundos possíveis?"
(Dicionário Filosófico)
VOLTAIRE

"O belo se revelará em si mesmo, por si mesmo, sempre uniforme, ao passo que todos os corpos belos participam dele de tal maneira que nascimentos e mortes nada lhe aumentam nem diminuem, em nada o efetam".
(O Banquete)
PLATÃO

"Aquele que quiser viver em tranquilidade não se deve agitar demasiado, nem em sua vida particular, nem em sua vida coletiva; o que faz, não deve ir além de sua própria força e de sua natureza; e deve tomar cuidado para que quando vier a fortuna e tentar seduzi-lo, através de sua opinião, à desmedida, possa afastá-la e guardar somente aquilo que estiver de acordo com as suas forças. Pois a plenitude comedida é mais segura do que a desmedida".
(Fragmentos)
DEMÓCRITO DE ABDERA

Nenhum comentário: