segunda-feira, 15 de março de 2010

A EVOLUÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL

A Evolução

Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58.

Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para

evitar receber ainda mais moedas.

A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina

registradora, aparentemente sem saber o que fazer.

Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela

não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.

Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela

aparentemente continuava sem entender.

Por que estou contando isso?


Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950,

que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de

produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .

Qual é o lucro?


2. Ensino da matemática em 1970:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de

produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$

80,00. Qual é o lucro?


3. Ensino de matemática em 1980:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de

produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?


4. Ensino de matemática em 1990:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de

produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa,

que indica o lucro:

( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00


5. Ensino de matemática em 2000:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de

produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.

Está certo?


6. Ensino de matemática em 2007:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de

produção é R$ 80,00. Se você consegue ler coloque um X no R$ 20,00.

( SPARTACUS ).

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