sábado, 10 de janeiro de 2009


Mahatma Gandhi
Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (1869 - 1948), do sânscrito "grande alma", foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do Satyagraha, princípio da não-agressão e forma não-violenta de protesto, como um meio de revolução.

Se queremos alcançar a verdadeira paz neste mundo e se queremos desfechar uma guerra verdadeira contra a guerra, teremos de começar pelas crianças; se crescerem com a sua inocência natural, não teremos de lutar; não teremos de tomar resoluções ociosas e infrutíferas, mas seguiremos do amor para o amor, da paz para a paz, até que finalmente todos os cantos do mundo estarão dominados pela paz e pelo amor, pelo que o mundo inteiro está ansiando, consciente ou inconscientemente.

Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio.


A Não-violência não depende do número; depende do grau de firmeza.


Se um único homem chegar à plenitude do amor, neutraliza o ódio de milhões.


O caminho da paz é o caminho da verdade. Na verdade, a mentira é a mãe da violência. Um homem sincero não pode permanecer violento por muito tempo. Ele vai perceber, no curso de sua busca, que não tem necessidade de ser violento. Vai também descobrir que enquanto houver nele o menor vestígio de violência não conseguirá encontrar a verdade que está procurando.


A força gerada pela não violência é infinitamente maior do que a força de todas as armas inventadas pela engenhosidade do homem. A Não-Violência é a força mais potente do mundo
A não violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. A não violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. É uma arma para os bravos.


O que precisamos matar no inimigo é o desejo de matar.


A não-violência é o primeiro artigo da minha fé; e é também o último artigo do meu credo

2 comentários:

Ananda V. Sgrancio disse...

Olá.

Estamos lançando uma campanha que conta com blogueiros do Brasil e Portugal.

Esperto poder contar com você também.


Mais informações: http://opniaoinutil.blogspot.com/

Branca disse...

Ótimo texto...também acredito que uma pessoa armada até os dentes na realidade é um covarde,violência gera violência sempre.
bjo carinhoso,
Branca.