terça-feira, 30 de setembro de 2008

" ACABEI POR ACHAR SAGRADA A DESORDEM DO MEU ESPIRITO !!! ".
( RIMBAUD ).

DA FELICIDADE:

Quantas vezes a gente,
em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão,
por toda parte,os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!
Mário Quintana






Palavra de Grande Inquisidor


“De tudo o que Dostoievski escreveu em Os Irmãos Karamazov o que mais me impressionou foi o incidente do “Grande Inquisidor”. É assim: Jesus havia voltado à terra e andava incógnito entre as pessoas Todos o reconheciam e sentiam o seu poder, mas ninguém se atrevia a pronunciar o seu nome. Não era necessário. De longe o Grande Inquisidor o observa no meio da multidão e ordena que ele seja preso e trazido à sua presença.. Então, diante do prisioneiro silencioso, ele profere a sua acusação.
“Não há nada mais sedutor aos olhos dos homens do que a liberdade de consciência, mas também não há nada mais terrível. Em lugar de pacificar a consciência humana, de uma vez por todas, mediante sólidos princípios, Tu lhe ofereceste o que há de mais estranho, de mais enigmático, de mais indeterminado, tudo o que ultrapassava as forças humanas: a liberdade. Agiste, pois, como se não amasses os homens... Em vez de Te apoderares da liberdade humana, Tu a multiplicaste, e assim fazendo, envenenaste com tormentos a vida do homem, para toda a eternidade...”
O Grande Inquisidor estava certo.Ele conhecia o coração dos homens. Os homens dizem amar a liberdade, mas, de posse dela, são tomados por um grande medo e fogem para abrigos seguros. A liberdade dá medo. Os homens são pássaros que amam o vôo, mas têm medo dos abismos. Por isso abandonam o vôo e se trancam em gaiolas.”

“Somos assim:sonhamos o vôo mas tememos a altura . Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o vôo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso o que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos o vôo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde onde as certezas moram.
É um engano pensar que os homens seriam livres se pudessem, que eles não são livres porque um estranho os engaiolou, que eles voariam se as portas estivessem abertas. A verdade é oposto. Não há carcereiros. Os homens preferem as gaiolas aos vôos. São eles mesmos que constroem as gaiolas em que se aprisionam...”

“Deus dá a nostalgia pelo vôo.
As religiões constroem gaiolas”

“Os hereges são aqueles que odeiam as gaiolas e abrem as suas portas para que o Pássaro Encantado voe livre. Esse pecado, abrir as portas das gaiolas para que o Pássaro voe livre, não tem perdão. O seu destino é a fogueira. Palavra do Grande Inquisidor”

Rubem Alves
Correio Popular
22/05/05

RUBEM ALVES


Avaliação da Performance das Escolas


O título mais simples para esse artigo seria: “Avaliação da educação”. Mas não quero misturar “educação” com aquilo que as escolas fazem. A educação é algo que transborda dos limites das escolas. Por vezes ela se choca com as escolas. Acho que foi Mark Twain que disse que não permitia que a escola interferisse na sua educação... Educação é aquilo que passa a fazer parte do nosso ser. Parte do que sou tem a ver com a música erudita sobre a qual nada se disse nas escolas que freqüentei. Era como se não existisse. Não fazia parte do programa. O mesmo é verdadeiro em relação ao meu prazer em ler, escrever, contemplar a natureza. Essas coisas são parte de mim mesmo. Mas não foi nas escolas que as aprendi.
Quando um professor tenta ensinar alguma coisa ele tem de pressupor que aquilo é importante, não vai ser esquecido, vai fazer uma diferença na vida do seu aluno. Caso contrário o seu trabalho não terá sentido. Assim, ele deve ter a curiosidade de saber sobre o destino das informações e habilidades que tentou ensinar. O que aconteceu com elas?
Quero sugerir um método para se fazer isso valendo-me de uma metáfora. Imagine que você resolveu se dedicar ao negócio de fabricação de salsichas. Para isso, para transformar carne em salsichas, há uma máquina. Numa das extremidades da máquina coloca-se a carne. Aperta-se um botão. A máquina se põe a funcionar. Na outra extremidade saem as salsichas, prontinhas. Para se avaliar se a máquina é comercialmente vantajosa basta comparar o peso da carne que foi colocada no funil de entrada com o peso das salsichas produzidas. Se, na entrada, se colocaram 100 quilos de carne e saíram 95 quilos de salsichas, a máquina é ótima. Mas se só saírem 10 quilos de salsichas, a máquina não presta.
Imaginei que se poderia avaliar o desempenho das escolas por meio de um exame elaborado segundo o modelo da máquina de salsichas. O objetivo seria comparar o que entrou com o que ficou. Freqüentei escolas por dezessete anos: quatro anos no curso primário, um no curso de admissão, quatro no ginásio, três no curso científico e cinco no curso superior. Multipliquei o número de meses, pelo número de dias, pelo número de horas, pelo número de anos: cheguei ao número 16.320 – o número de horas que passei assentado em carteiras ouvindo as coisas que os professores tentavam me ensinar. É claro que esse número deve estar errado. Seja. De qualquer forma, é muito tempo o tempo de vida que se passa assentado nos bancos escolares. O que sobrou? O exame seria assim:
Primeiro: o programa seria constituído de tudo, absolutamente tudo que se pretendeu ensinar nesses 17 anos, do primeiro ao último ano.
Segundo: aqueles que vão fazer o exame não assinarão os seus nomes porque o que se procura não é o desempenho individual mas o desempenho da máquina escolar.
Terceiro: será proibido freqüentar cursos preparatórios para tais exames. Será proibido também recordar a matéria. Se isso fosse feito o propósito do exame seria abortado. Imagine que um diabético tem de fazer um exame de sangue para testar seu nível glicêmico. Mas ele, malandro, querendo enganar o médico, na véspera do exame só come alface com bife e no dia seguinte pela manhã toma um comprimido de Amaril. O resultado do exame seria totalmente falso. O aprendido é aquilo que fica depois que o esquecimento fez o seu trabalho. O exame que proponho quer saber o que sobrou. Se os examinandos se prepararem para o exame os resultados não revelarão o que realmente sobrou, mas o que foi colocado na memória na última hora.
Eu me sairia muito mal. Não me lembro das classificações das rochas. Lembro-me dos nomes “dolomitas” e “piroclásticas”, mas não sei o que significam. Esqueci-me do “crivo de Erastóstenes”. Não sei fazer raiz quadrada. Não sei onde se encontra a serra da Mata da Corda. Também me esqueci das dinastias do faraós e dos nomes dos imperadores romanos. Lembro-me do princípio de Arquimedes mas não sei a lei de Avogadro. Não aprendi Latim, o que me causa grande dor porque Latim é música. Sei pouquíssimo de análise sintática, o que não me faz falta para escrever. Escrevo com meu ouvido. Acho que dos 100% de saberes que as escolas tentaram enfiar dentro de mim só sobrariam uns 10%. Você depositaria suas economias mensalmente, num fundo de investimento, por dezessete anos, se você soubesse que depois desses dezessete anos você iria receber só 10% do que você depositou?
Alguns concluirão que a culpa é dos professores. Outros que a culpa é dos alunos. Não creio que a culpa seja dos professores ou dos alunos. Acho mesmo é que culpa é da carne que se põe na máquina: ela está estragada. As salsichas cheiram mal. O nariz as reprova. Se comidas, produzem perturbações gástricas. O jeito é vomitá-las. Concluo: a performance das escolas melhorará se a carne estragada for substituída por uma carne que produz salsichas apetitosas...

POR RUBEM ALVES





A forma escolar da tortura

Eu fui vítima dele. Por causa dele odiei a escola. Nas minhas caminhadas passadas eu o via diariamente. Naquela adolescente gorda de rosto inexpressivo que caminhava olhando para o chão. E naquela outra, magricela, sem seios, desengonçada, que ia sozinha para a escola. Havia grupos de meninos e meninas que iam alegremente, tagarelando, se exibindo, pelo mesmo caminho... Mas eles não convidavam nem a gorda e nem a magricela. Dediquei-me a escrever sobre os sofrimentos a que as crianças e adolescentes são submetidos em virtude dos absurdos das práticas escolares. Mas nunca pensei sobre os sofrimentos que colegas infligem a colegas seus. Talvez eu preferisse ficar na ilusão de que todas as crianças e todos os adolescentes são vítimas. Não são. Crianças e adolescentes podem ser cruéis.
“Bullying” é o nome dele. Fica o nome inglês porque não se encontrou palavra em nossa língua que seja capaz de dizer o que “bullying” diz. “Bully” é o valentão: um menino que, em virtude de sua força e de sua alma deformada pelo sadismo tem prazer em intimidar e bater nos mais fracos. Vez por outra as crianças e adolescentes brigam em virtude de desentendimentos. São brigas que têm uma razão. Acidentes. Acontecem e pronto. Não é possível fazer uma sociologia dessas brigas. Depois da briga os briguentos podem fazer as pazes e se tornarem amigos de novo. Isso nada têm a ver com o “bullying”. No “bullying” um indivíduo, o valentão, ou um grupo de indivíduos, escolhe a sua vítima que vai ser o seu “saco de pancadas”. A razão? Nenhuma. Sadismo. Eles “não vão com a cara” da vítima. É preciso que a vítima seja fraca, que não saiba se defender. Se ela fosse forte e soubesse se defender a brincadeira não teria graça. A vítima é uma peteca: cada um bate e ela vai de um lado para outro sem reagir. Do “bulling” pode-se fazer uma sociologia porque envolve muitas pessoas e tem continuidade no tempo. A cada novo dia, ao se preparar para a escola, a vítima sabe o que a aguarda. Até agora tenho usado o artigo masculino – mas o “bullying” não é monopólio dos meninos. As meninas usam outros tipos de força que não a força dos punhos. E o terrível é que a vítima sabe que não há jeito de fugir. Ela não conta aos pais, por vergonha e medo. Não conta aos professores porque sabe que isso só poderá tornar a violência dos colegas mais violenta ainda. Ela está condenada à solidão. E ao medo acrescenta-se o ódio. A vítima sonha com vingança. Deseja que seus algozes morram. Vez por outra ela toma providências para ver seu sonho realizado. As armas podem torná-la forte.
Freqüentemente, entretanto, o “bullying” não se manifesta por meio de agressão física mas por meio de agressão verbal e atitudes. Isolamento, caçoada, apelidos.
Aprendemos dos animais. Um ratinho preso numa gaiola aprende logo. Uma alavanca lhe dá comida. Outra alavanca produz choques. Depois de dois choques o ratinho não mais tocará a alavanca que produz choques. Mas tocará a alavanca da comida sempre que tiver fome. As experiências de dor produzem afastamento. O ratinho continuará a não tocar a alavanca que produz choque ainda que os psicólogos que fazem o experimento tenham desligado o choque e tenham ligado a alavanca à comida. Experiências de dor bloqueiam o desejo de explorar. O fato é que o mundo do ratinho ficou ordenado. Ele sabe o que fazer. Imaginem agora que uns psicólogos sádicos resolvam submeter o ratinho a uma experiência de horror: ele levará choques em lugares e momentos imprevistos ainda que não toque nada. O ratinho está perdido. Ele não tem formas de organizar o seu mundo. Não há nada que ele possa fazer. Os seus desejos, eu imagino, seriam dois. Primeiro: destruir a gaiola, se pudesse, e fugir. Isso não sendo possível, ele optaria pelo suicídio.
Edimar era um jovem tímido de 18 anos que vivia na cidade de Taiúva, no estado de São Paulo. Seus colegas fizeram-no motivo de chacota porque ele era muito gordo. Puseram-lhe os apelidos de “gordo”, “mongolóide”, “elefante-cor-de-rosa” e “vinagrão”, por tomar vinagre de maçã todos os dias, no seu esforço para emagrecer. No dia 27 de janeiro de 2003 ele entrou na escola armado e atirou contra seis alunos, uma professora e o zelador, matando-se a seguir.
Luis Antônio, garoto de 11 anos. Mudando-se de Natal para Recife por causa do seu sotaque passou a ser objeto da violência de colegas. Batiam-lhe, empurravam-no, davam-lhe murros e chutes. Na manhã do dia fatídico, antes do início das aulas, apanhou de alguns meninos que o ameaçaram com a “hora da saída”. Por volta das dez e meia, saiu correndo da escola e nunca mais foi visto. Um corpo com características semelhantes ao dele, em estado de putrefação, foi conduzido ao IML para perícia.
Achei que seria próprio falar sobre o “bullying” na seqüência do meu artigo sobre o tato que se iniciou com esta afirmação: O tato é o sentido que marca, no corpo, a divisa entre Eros e Tânatos. É através do tato que o amor se realiza. É no lugar do tato que a tortura acontece. “Bullying” é a forma escolar da tortura.

"Somente onde há sepulturas há também ressurreições"

(Nietzsche)

segunda-feira, 29 de setembro de 2008


Eu tenho idéias e razões,
Conheço a cor dos argumentos
E nunca chego aos corações...

Fernando Pessoa, 1932



"Todos os dias devíamos ouvir um pouco de música, ler uma boa poesia, ver um quadro bonito e, se possível, dizer algumas palavras sensatas"(Goethe).



“Você diz que acredita na necessidade da religião. Seja sincero! Você acredita mesmo é na necessidade da polícia.” (Nietzsche).


Só cabe aos que me reprovam refletir um pouco e depois pedir desculpas a si mesmos. Não preciso de uma palavra para a minha defesa. (Nietzsche).


"Odeio quem me rouba a solidão sem em troca me oferecer verdadeira companhia". (Nietzsche).


"Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal".


"Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura".(Friedrich Nietzsche).

RAZÃO DE SER

Escrevo. E pronto.
Escrevo porque preciso,
preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
Escrevo porque amanhece,
E as estrelas lá no céuLembram letras no papel,
Quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?
(Paulo Leminski)

SEI LÁ COMO ME SENTIR OU ESTAR... SABER QUE NÃO DEPENDO DE VC , TALVEZ SEJA MINHA FORÇA PARA CONTINUAR... E, SABER QUE SEM TI, SEQUER HAVERIA COMEÇADO ESSA CAMINHADA RUMO A MIM MESMO... TAMBÉM É MINHA FORÇA PARA CONTINUAR...
[On not leaving it to the snake].

sábado, 27 de setembro de 2008

" O AMOR, TAL COMO EXISTE NA SOCIEDADE, NÃO PASSA DA TROCA DE DUAS FANTASIAS E DO CONTATO DE DUAS EPIDERMES. "
( SEBASTIEN CHAMFORT ).


Há metafísica bastante em não pensar em nada.O que penso eu do mundo?Sei lá o que penso eu do mundo!Se eu adoecesse pensaria nisso.Que idéia tenho eu das cousas?Que opinião tenho sobre as causas e os efeitos?Que tenho eu meditado sobre Deus e a almaE sobre a criação do Mundo?Não sei. Para mim pensar nisso é fechar os olhosE não pensar. É correr as cortinasDa minha janela (mas ela não tem cortinas).O mistério das cousas? Sei lá o que é mistério!O único mistério é haver quem pense no mistério.Quem está ao sol e fecha os olhos,Começa a não saber o que é o solE a pensar muitas cousas cheias de calor,Mas abre os olhos e vê o sol,E já não pode pensar em nada,Porque a luz do sol vale mais que pensamentosDe todos os filósofos e de todos os poetas.A luz do sol não sabe o que fazE por isso não erra e é comum e boa.Metafísica? Que metafísica têm aquelas árvores?A de serem verdes e copadas e de terem ramosE a de dar fruto na sua hora, o que não nos faz pensar,A nós, que não sabemos dar por elas.Mas que melhor metafísica que a delas,Que é a de não saber para que vivemNem saber que o que não sabem?"Constituição íntima das cousas"..."Sentido íntimo do Universo"...Tudo isto é falso, tudo isto não quer dizer nada.É incrível que se possa pensar em cousas dessas.É como pensar em razões e finsQuando o começo da manhã está raiando, e pelos lados das árvoresUm vago ouro lustroso vai perdendo a escuridão.Pensar no sentido íntimo das cousasÉ acrescentando, como pensar na saúdeOu levar um copo à água das fontes.O único sentido íntimo das cousasÉ elas não terem sentido íntimo nenhum.
Não acredito em Deus porque nunca o vi.Se ele quisesse que eu acreditasse nele,Sem dúvida que viria falar comigoE entraria pela minha porta dentroDizendo-me, Aqui estou!(Isto é talvez ridículo aos ouvidosDe quem, por não saber o que é olhar para as cousas,Não compreende quem fala delasCom o modo de falar que reparar para elas ensina.)Mas se Deus é as flores e as árvoresE os montes e sol e o luar,Então acredito nele,Então acredito nele a toda a hora,E a minha vida é toda uma oração e uma missa,E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos.Mas se Deus é as árvores e as floresE os montes e o luar e o sol,Para que lhe chamo eu Deus?Chamo-lhe flores e árvores e montes e sol e luar;Porque, se ele se fez, para eu o ver,Sol e luar e flores e árvores e montes,Se ele me aparece como sendo árvores e montesE luar e sol e flores,É que ele quer que eu o conheçaComo árvores e montes e flores e luar e sol.E por isso eu obedeço-lhe,(Que mais sei eu de Deus que Deus de si próprio?).Obedeço-lhe a viver, espontaneamente,Como quem abre os olhos e vê,E chamo-lhe luar e sol e flores e árvores e montes,E amo-o sem pensar nele,E penso-o vendo e ouvindo,E ando com ele a toda hora.

( Alberto Caeiro )


" MINHA FILOSOFIA É SIMPLES. ENCHA O QUE ESTIVER VAZIO. ESVAZIE O QUE ESTIVER CHEIO. E COCE QUANDO SENTIR COCEIRA... "
(ALICE ROOSEVELT LANGSNORTH ).


" NA VÉSPERA DE NÃO PARTIR NUNCA / AO MENOS NÃO HÁ QUE ARRUMAR MALAS / NEM QUE FAZER PLANOS EM PAPEL , COM ACOMPANHAMENTO INVOLUNTÁRIO DE ESQUECIMENTOS / PARA O PARTIR AINDA LIVRE DO DIA SEGUINTE . / NÃO HÁ QUE FAZER NADA / NA VÉSPERA DE NÃO PARTIR NUNCA . "
( ÁLVARO CAMPOS ).



" LE COMBAT SPIRITUEL EST AUSI BRUTAL QUE LA BATAILLE D´HOMMES, MAS LA VISION DE LA JUSTICE EST LE PLAISIR DE DIEU SEU. "
( RIMBAUD ).

QUANDO UM MURO SEPARA / UMA PONTE UNE / SE A VINGANÇA ENCARA, O REMORÇO PUNE / VOCÊ VEM ME AMARRA, ALGUÉM VEM ME SOLTA / VOCÊ VAI NA MARRA, ELA UM DIA VOLTA / E, SE A FORÇA É TUA, ELA UM DIA É NOSSA / OLHA O MURO, OLHA A PONTE / OLHA O DIA DE ONTEM CHEGANDO / QUE MEDO VOCÊ TÊM DE NÓS...OLHA AI... VOCÊ CORTA UM VERSO, EU ESCREVO OUTRO /. VOCÊ ME PRENDE VIVO, EU ESCAPO MORTO / DE REPENTE... OLHA EU DE NOVO.

( MAURICIO TAPAJÓS E PAULO CÉZAR PINHEIRO ).


" O HOMEM RAZOÁVEL ADAPTA-SE AO MUNDO; O HOMEM QUE NÃO É RAZOÁVEL OBSTINA-SE A TENTAR QUE O MUNDO SE LHE ADAPTE. QUALQUER PROGRESSO, PORTANTO, DEPENDE DO HOMEM QUE NÃO É RAZOÁVEL... "( G.B. SHAW ).


ESSE EST PERCIPERE AUT PERCIPI


" DA VIDA HUMANA, A DURAÇÃO É UM PONTO, A SUBSTÂNCIA FLUIDA, A SENSAÇÃO APAGADA; A COMPOSIÇÃO DE TODO O CORPO PUTRESCÍVEL, A ALMA INQUIETA; A SORTE IMPREVISÍVEL, A FAMA INCERTA... "
( MARCO AURÉLIO ).


" PRÁ NÃO NASCER, JÁ É TARDE; PRÁ MORRER, INDA É CEDO, VIVER DE GRAÇA É MAIS BARATO E TALVEZ RIR ANTES DA HORA ENGASGA. "( GUIMARÃES ROSA ).



CONHEÇO TUAS OBRAS: NÃO ÉS FRIO NEM QUENTE. OXALÁ FOSSES FRIO OU QUENTE! MAS, PORQUE ÉS MORNO, NEM FRIO NEM QUENTE, ESTOU PARA VOMITAR-TE DA MINHA BOCA.
( APOCALIPSE CAP. 3 VS. 15 e16 ).


" EU SEI PORQUE O MEIO-TERMO NÃO É SEGUIDO: O HOMEM INTELIGENTE ULTRAPASSA-O, O IMBECIL FICA AQUÉN. "
( CONFÚCIO ).



" SE ENTENDESSE A SAUDADE . TALVEZ SOUBESSE , PORQUE O ÂMAGO SE PROCURA , TENDO - O EM SI ... "
( E. A ).

" PEQUENOS SONHOS ME MOVEM ... OS GRANDES , SEMPRE SÃO DESENCONTROS PARA MINHA ALMA . "
(E . A).

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível. Mahatma Gandhi

Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo.Mahatma Gandhi

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

CONFISSÃO / MÁRIO QUINTANA

Que esta minha paz e este meu amado silêncio
Não iludam a ninguém
Não é a paz de uma cidade bombardeada e deserta
Nem tampouco a paz compulsória dos cemitérios
Acho-me relativamente feliz
Porque nada de exterior me acontece...
Mas,Em mim, na minha alma,
Pressinto que vou ter um terremoto!
"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás,mas só pode ser vivida olhando-se para a frente."
Soren Kiekegaard


"É durante as fases de maior adversidade que surgem as grandes oportunidadesde se fazer o bem a si mesmo e aos outros".
Dalai Lama

"Ninguém tem a felicidade garantida. A vida simplesmente dá a cada pessoa tempo e espaço. Depende de você enchê-los de alegria."S. Brown

"Não devemos tocar numa ferida se não temos com que curá-la"
Ernest Hell
Afinidade

A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil,
delicado e penetrante dos sentimentos.
É o mais independente.

Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos,
as distâncias, as impossibilidades.
Quando há afinidade,
qualquer reencontro retoma a relação,
o diálogo, a conversa,
o afeto no exato ponto em que foi interrompido.

Afinidade é não haver tempo mediando a vida.
É uma vitória do adivinhado sobre o real.
Do subjetivo para o objetivo.
Do permanente sobre o passageiro.
Do básico sobre o superficial.

Ter afinidade é muito raro.
Mas quando existe
não precisa de códigos verbais para se manifestar.
Existia antes do conhecimento,
irradia durante e permanece
depois que as pessoas deixaram de estar juntas.
O que você tem dificuldade de expressar a um não afim,
sai simples e claro diante de alguém com quem você tem afinidade.

Afinidade é ficar longe pensando parecido
a respeito dos mesmos fatos que impressionam,
comovem ou mobilizam.
É ficar conversando sem trocar palavras.
É receber o que vem do outro com aceitação anterior ao entendimento.

Afinidade é sentir com, nem sentir contra,
nem sentir para, nem sentir por, nem sentir pelo.
Quanta gente ama loucamente,
mas sente contra o ser amado.
Quantos amam e sentem para o ser amado,
não para eles próprios.

Sentir com é não ter necessidade de explicar
o que está sentindo.
É olhar e perceber.
É mais calar do que falar, ou, quando é falar,
jamais explicar: apenas afirmar.

Afinidade é jamais sentir por.
Quem sente por, confunde afinidade com masoquismo.
Mas quem sente com, avalia sem se contaminar.
Compreende sem ocupar o lugar do outro.
Aceita para poder questionar.
Quem não tem afinidade, questiona por não aceitar.

Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças.
É conversar no silêncio, tanto nas possibilidades exercidas
quanto das impossibilidade vividas.

Afinidade é retomar a relação no ponto em que parou
sem lamentar o tempo de separação.
Porque tempo e separação nunca existiram.
Foram apenas oportunidades dadas (tiradas) pela vida,
para que a maturação comum pudesse se dar.
E para que cada pessoa pudesse e possa ser,
cada vez mais a expressão do outro
sob a forma ampliada do eu individual aprimorado.

Arthur da Távola

NÃO SE JULGUE TÃO RACIONAL ASSIM:






"Faço parte do mundo e, no entanto, ele deixa-me perplexo."

"Estudei o homem, porque se assim não o fizesse, não conseguiria realizar nada em meu ofício."

"A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la mas quem consegue, descobre tudo."

"O homem é um animal com instintos primários de sobrevivência. Por isso, seu engenho desenvolveu-se primeiro e a alma depois, e o progresso da ciência está bem mais adiantado que seu comportamento ético."

"Tenho a impressão de que os homens estão a perder o dom de rir."

"A beleza existe em tudo - tanto no bem como no mal. Mas somente os artistas e os poetas sabem encontrá-la."

"Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria."

"No final, tudo é um humor."

"O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar."

"Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido."

"Se não consegues entender que o céu deve estar dentro de ti, é inútil buscá-lo acima das nuvens e ao lado das estrelas. Por mais que tenhas errado e erres, para ti haverá sempre esperança, enquanto te envergonhares de teus erros."

"O nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele encontram-se todos os segredos, inclusive o da felicidade."

"Quem está distante causa-nos sempre maior impressão."

"Sem a minha mãe, acho que jamais me teria saído bem na mímica. Ela possuía a mímica mais notável que já vi. Por vezes, ficava durante horas à janela a olhar para a rua e reproduzindo com as mãos, os olhos e a expressão de sua fisionomia tudo o que se passava lá em baixo. E foi observando-a assim que eu aprendi não somente a traduzir as emoções com as minhas mãos e meu rosto, mas sobretudo a estudar o homem."

"Eu continuo a ser uma coisa só: um palhaço, o que me coloca num nível mais elevado do que o de qualquer político."

"Não faças do amanhã o sinónimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais. Teus passos ficaram. Olhes para trás … mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te."

"A vida é maravilhosa se não tivermos medo dela."

"Não preciso de me drogar para ser um génio; não preciso ser um génio para ser humano, mas preciso do seu sorriso para ser feliz."

"Criámos a época da velocidade, mas senti-mo-nos enclausurados dentro dela. Os nossos conhecimentos tornaram-nos cépticos; a nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco."

"Estou sempre alegre e essa é a melhor maneira de resolver os problemas da vida."

"Se o que está a fazer tem graça, então não há necessidade de ser engraçado para o fazer."

"Cada pessoa que passa na nossa vida, passa sozinha, porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa pela nossa vida passa sozinha, não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso."
( CHARLES CHAPLIN ).
"Embora a seca seque fontes e rios

E os campos fiquem esturricados,

E o gado morra de sede e fome,

E as queimadas devorem os pastos

E os machados transformem florestas verdes em desertos áridos,

E os palácios estejam cheios de corruptos –

A despeito disso minha alegria continuará a florir

E farei poemas diante do Impossível." (Habacuque 3:17-18. Paráfrase).

GENEALOGIA DA MORAL


Essa crença supõe, portanto, que há verdades absolutas; ao mesmo tempo que foram encontrados os métodos perfeitos para chegar a isso; finalmente, que todo o homem que tem convicções aplica esses métodos perfeitos.
Essas três condições mostram logo a seguir que o homem das convicções não é um homem do pensamento científico; ele está diante de nós na idade da inocência teórica, é uma criança, qualquer que seja o seu porte.
Mas séculos inteiros viveram nessas idéias pueris que jorraram as mais poderosas fontes de energia da humanidade. Esses homens inumeráveis que se sacrificavam por suas convicções acreditavam fazê-lo pela verdade absoluta.
(…)
Não foi a luta de opiniões que tornou a história tão violenta, mas a luta da fé nas opiniões, isto é, nas convicções.
Se no entanto, todos aqueles que faziam de sua convicção uma idéia tão grande, que lhe ofereceriam sacrifícios de toda a espécie e não poupavam a metade de sua força para procurar por qual direito se ligavam a essa convicção antes que a essa outra, por cujo caminho tinham chegado que aspecto pacífico teria tomado a história da humanidade!
Como teria sido muito maior o número de conhecimentos! Todas essas cenas cruéis que a perseguição dos herdeiros em todos os tipos oferece nos teriam sido poupadas por duas razões: em primeiro lugar, porque os inquisidores teriam dirigido antes de tudo sua inquisição para eles mesmos e com ela teriam terminado com a pretensão de defender a verdade absoluta; em segundo lugar, porque os próprios partidários de princípios tão mal fundados como são os princípios de todos os sectários e todos os "crentes no direito", teriam cessado de compartilhá-los depois de tê-los estudado". ( NIETZSCHE ) .

terça-feira, 23 de setembro de 2008

por Rubem Alves

Não é preciso acreditar que Deus existe para se ter a experiência do sagrado. Os poetas ateus sabem disso. Disse o Chico: "Saudade é o revés do parto. É arrumar o quarto para o filho que já morreu." Qual é a mãe que mais ama? Aquela que arruma o quarto porque o filho vai chegar ou aquela que arruma o quarto para o filho que nunca vai chegar? Muitos altares são construídos diante do abismo escuro. Sabia disso também o místico espanhol católico D. Miguel de Unamuno: "Acreditar em Deus é, antes de mais nada e principalmente, querer que ele exista." O sentimento religioso não mora no mundo das coisas que existem. Se Deus existisse, então o mundo seria o Paraíso...Deus mora no mundo das coisas que não existem, o mundo da saudade, da nostalgia. Os deuses que moram no mundo das coisas que existem não são deuses. São ídolos.
"Dizem por aí que todo homem tem seu preço
a minha pindaíba eu reconheço que vivo num sufoco de arrepiar
mas não me entrego
me nego a virar mercadoria que muda de embalagem todo dia
conheço muito bem o meu lugar EU NÃO ESTOU À VENDA
não tenho código de barra em minha cara
eu posso ser um beradêro, um pau-de-arara,
mas tenho a coragem de lutar para mudar
nascido cangaceiro sou filho de guerreiro nordestino
sou madeira de lei, sei meu destino
cupim pra me roer tem que penar."
Madeira de Lei - Rangel Junior


"(...) fui bombeiro hoje sou incendiário,
meu caminho é viver como operário,
construindo a história todo dia... .
pode ser que você me ache errado pelo fato de eu ser só um poeta
mas não vou desviar da minha meta
ver um dia esse mundo transformado
nem um homem por outro explorado sem ter classe oprimindo a maioria]
isto sim pode ser democracia
sem ter mais parasita ou usurário
só assim poderá cada operário
escrever sua história todo dia... "
Martelo de Operário - Rangel Junior
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,que já tem a forma do nosso corpo,e esquecer os nossos caminhos,que nos levam sempre aos mesmos lugares.É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la,teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (Fernando Pessoa)

"É chamado de espírito livre aquele que pensa de modo diverso do que se esperaria com base em sua procedência, seu meio, sua posição e função, ou com base nas opiniões que predominam em seu tempo. Ele é exceção, os espíritos cativos, a regra; [...] De resto, não é próprio da essência do espírito livre ter opiniões mais corretas, mas sim ter se libertado da tradição, com felicidade ou com um fracasso. Normalmente, porém, ele terá ao seu lado a verdade, ou pelo menos o espírito da busca da verdade: ele exige razões; os outros, fé".

(F. Nietzsche - Humano Demasiado Humano).
" TODOS OS HOMENS SE NUTREM , POUCOS SABEM SENTIR OS SABORES ... "
( CONFÚCIO ).
" NÃO É PRECISO LUTAR SEMPRE: HÁ QUE APROVEITAR O DESCANSO, A PREGUIÇA E PERCEBER QUE O RITMO TEM QUE SE AJEITAR COM A RESPIRAÇÃO DA NATUREZA ... "

CRIS PASSINATO

PRECISO DE ALGUÉM

“ Que me olhe nos olhos quando falo.Que ouça as minhas tristezas e neuroses com paciência.E, ainda que não compreenda, respeite os meus sentimentos.Preciso de alguém, que venha brigar ao meu lado sem precisar ser convocado;alguém Amigo o suficiente para dizer-me as verdades que não quero ouvir,mesmo sabendo que posso odiá-lo por isso.

Nesse mundo de céticos, preciso de alguém que creia,nessa coisa misteriosa, desacreditada, quase impossível: A Amizade.Que teime em ser leal, simples e justo, que não vá embora se algum dia euperder o meu ouro e não for mais a sensação da festa.Preciso de um Amigo que receba com gratidão o meu auxílio, a minha mão estendida.Mesmo que isto seja muito pouco para suas necessidades.

Preciso de um Amigo que também seja companheiro, nas farras e pescarias,nas guerras e alegrias, e que no meio da tempestade, grite em coro comigo:'Nós ainda vamos rir muito disso tudo', e ria muito.Não pude escolher aqueles que me trouxeram ao mundo, mas posso escolher meu Amigo.E nessa busca empenho a minha própria alma, pois com uma Amizade Verdadeira,a vida se torna mais simples, mais rica e mais bela. ”

DISCURSO FINAL - O GRANDE DITADOR



Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar - se possível - judeus, o gentio ... negros ... brancos.Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo - não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar ou desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover todas as nossas necessidades.O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma do homem ... levantou no mundo as muralhas do ódio ... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, emperdenidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas duas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.A aviação e o rádio aproximaram-se muito mais. A próxima natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade do homem ... um apelo à fraternidade universal ... à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhões de pessoas pelo mundo afora ... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas ... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: "Não desespereis!" A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia ... da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem os homens, a liberdade nunca perecerá.Soldados! Não vos entregueis a esses brutais ... que vos desprezam ... que vos escravizam ... que arregimentam as vossas vidas ... que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como um gado humano e que vos utilizam como carne para canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar ... os que não se fazem amar e os inumanos.Soldados! Não batalheis pela escravidão! lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas é escrito que o Reino de Deus está dentro do homem - não de um só homem ou um grupo de homens, mas dos homens todos! Estás em vós! Vós, o povo, tendes o poder - o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela ... de fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto - em nome da democracia - usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo ... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progreso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos.Hannah, estás me ouvindo? Onde te encontres, levanta os olhos! Vês, Hannah? O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz! Vamos entrando num mundo novo - um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ergues os olhos, Hannah! A alma do homem ganhou asas e afinal começa a voar. Voa para o arco-íris, para a luz da esperança. Ergue os olhos, Hannah! Ergue os olhos!

MY WAY ( F. SINATRA ).


E agora o fim está próximoEntão eu encaro o desafio finalMeu amigo,

Eu vou falar claro

Eu irei expor meu caso do qual tenho certeza.

Eu vivi uma vida que foi cheia

Eu viajei por cada e todas as rodovias

E mais, muito mais que issoEu fiz do meu jeito.

Arrependimetos, eu tive algunsMas então, de novo, tão poucos para mencionar

Eu fiz, o que eu tinha que fazer

E eu vi tudo, sem exceçãoEu planejei cada caminho do mapaCada passo,

cuidadosamente, no correr do atalho

Oh, mais, muito mais que issoEu fiz do meu jeito

Sim, teve horas, que eu tinha certezaQuando eu mordi mais que eu podia mastigar

Mas, entretanto, quando havia dúvidasEu engoli e cuspi fora

Eu encarei e continuei grande

E fiz do meu jeito

Eu amei, eu ri e choreiTive minhas falhas,

minha parte de derrotas

E agora como as lágrimas descem

Eu acho tudo tão divertidoDe pensar que eu fiz tudo

E talvez eu diga, não de uma maneira tímidaOh não, não eu

Eu fiz do meu jeito

E pra que é um homem, o que ele temSe não ele mesmo,

então ele não tem nadaPara dizer as coisas que ele sente de verdade

E não as palavras que ele deveria revelar

Os registros mostram que eu recebi as desgraçasE fiz do meu jeito

FILHA:


" NÃO IMPONHO CONDIÇÃO AO QUE AMO. LIBERDADE DE SER O QUE SE É... ESSÊNCIA DE TORNAR - SE AQUILO QUE SE DESEJA!!! "
Por favor, não me analise... Não fique procurando cada ponto fraco meu. Se ninguém resiste a uma análise profunda, Quanto mais eu... Ciumento, exigente, inseguro, carente Todo cheio de marcas que a vida deixou... Vejo em cada grito de exigência... Um pedido de carência, um pedido de amor. Amor é síntese... É uma integração de dados... Não há que tirar nem pôr... Não me corte em fatias... Ninguém consegue abraçar um pedaço... Envolva-me todo em seus braços... E eu serei o perfeito amor. (Mário Quintana)


CORROMPA TUA SAUDADE, COM A FORÇA DA PROXIMIDADE... ESTAR PERTO É DISTANCIAR-SE DE SI... AS VEZES EM BUSCA DO SEU OUTRO EU. ( E . A ).



Contrate e promova primeiro com base na integridade; segundo, na motivação; terceiro, na capacidade; quarto, na compreensão; quinto, no conhecimento; e, por último, como fator menos importante, na experiência. Sem integridade, a motivação é perigosa; sem motivação, a capacidade é impotente; sem capacidade, a compreensão é limitada; sem compreensão, o conhecimento é insignificante; sem conhecimento, a experiência é cega. Uma pessoas com todas as outras qualidades, adquire facilmente e coloca rapidamente em prática a experiência.


(Dee Hock).







A ILUSÃO NOS TORNA REFÉNS DAS PAIXÕES DOS TRÊS MUNDOS.A ILUMINAÇÃO NOS CONDUZ AO NADA DO PARAISO TERRESTRE. SE LESTE E OESTE INEXISTEM DESDE O PRINCÍPIO, ENTÃO HAVERIA NORTE OU SUL ? (MAX. BUD.)







QUANDO BUSCO PALIATIVOS PARA NÃO ENFRENTAR O QUE PRECISA SER RESOLVIDO AGORA ; SERIA ISTO CORAGEM PARA PENSAR ?!?!!? ( E. A).







QUEM ME ENTENDE NÃO ME DESCONFIA. UNS FALARAM , DISSERAM TUDO . TODOS EM RODA PRESTANDO TENDÊNCIA . NÃO TIVE O PRAZER , TIVE A AFLIÇÃO ...DESCREVO UM DIA . TODA A ETERNIDADE ANIQUILA - SE , A MINHA É OUTRA . SOMOS TODOS DÚVIDAS , UMA HIPÓTESE CONTRA O ABSOLUTO , PENSE : EU AQUI . SUPONHA , NÃO TEM OUTRO CAMINHO PARA A EXISTÊNCIA DELE SER POSSIVEL ...


( PAULO LEMINSKI )







NÃO TENHO PRESSA. PRESSA DE QUÊ? NÃO TEM PRESSA O SOL E A LUA: ESTÃO CERTOS. TER PRESSA É CRER QUE A GENTE PASSA ADIANTE DAS PERNAS, OU QUE DANDO UM PULO, SALTA POR CIMA DA SOMBRA.NÃO, NÃO TENHO PRESSA .SE ESTENDO O BRAÇO, CHEGO EXATAMENTE ONDE O MEU BRAÇO CHEGA - NEM UM CENTIMETRO MAIS LONGE. TOCO SÓ ONDE TOCO, NÃO ONDE PENSO. SÓ ME POSSO SENTAR ONDE ESTOU.E ISTO ME FAZ RIR COMO TODAS AS VERDADES ABSOLUTAMENTE VERDADEIRAS, MAS O QUE FAZ RIR A VALER É QUE NÓS PENSAMOS SEMPRE NOUTRA COISA, E SOMOS VADIOS DO NOSSO CORPO...


( FERNANDO PESSOA ).

" QUANDO APRENDERMOS A LER AS ENTRELINHAS , SABEREMOS DO MAIS INTIMO QUE NOS DIZEM E , NÃO COMPREENDEMOS ..."( EMERSON ALMEIDA )



ESSE MÊS EM DIA QUE NÃO CONSEGUIMOS CONFIRMAR, NO ANO DE 453 a.C; VERIFICOU-SE TERRÍVEL ENCONTRO, ENTRE OS AGUERRIDOS EXÉRCITOS DA BEÓCIA E O DE CRETA. VENCERAM OS CRETINOS, QUE ATÉ AGORA ESTÃO NO GOVERNO DE UM PAÍS LONGIQUO, CHAMADO BRASIL...



" NÃO SOU TAMBÉM , PORTANTO ESSE QUE SEGUE MUDANDO OS GESTOS TODOS OS DIAS , TENDO TODOS OS DIAS UMA FISIONOMIA NOVA . ESSE É O QUE VAI PERDENDO TODOS OS PARENTES COMO CARTA DE BOA AVENTURA . SOU ESTE QUE FICA E OBSERVA . NADA MAIS QUE ISSO : PERMANÊNCIA E MEDITAÇÃO ... "

(C. MEIRELES ).



QUE ME IMPORTA , SE O MUNDO NÃO É BOM O BASTANTE PARA QUE EU VIVA NELE...POR TANTO TEMPO EU NÃO TENHO SIDO BOM O BASTANTE E ELE VIVE EM MIM...( EMERSON ALMEIDA )




TOUT COMPREENDE , C´EST TOUT PARDONNER



COMO MUITA GENTE , VIVO EM DOIS MUNDOS...DURANTE BOA PARTE DO MEU TEMPO VIVO NO MUNDO DO SER PRÁTICO , QUE PRECISO SER . COMENDO , TRABALHANDO , TENTANDO PAGAR MINHAS CONTAS , ESTUDANDO . É UM MUNDO QUE REVERENCIA AS PESSOAS POR SEREM ATRATIVAS E PRODUTIVAS ; VENERA OS GANHADORES E DEPRECIA OS PERDEDORES . " COMO QUE NÃO SE GANHA A MEDALHA DE PRATA , SE PERDE A DE OURO . " COMO EM MUITAS COMPETÊNCIAS HÁ MAIS PERDEDORES QUE GANHADORES . POR ISSO A MAIOR PARTE DE NÓS , PASSAMOS MUITO TEMPO PREOCUPADOS EM SER SUFICIENTEMENTE BONS ...MAS , POR SORTE HÁ UM OUTRO MUNDO ... " REPLETO DE MUNDOS" ONDE PASSO UM TEMPO ANTES DE SER EU MATERIAL/PROFISSIONAL . AONDE SOU UMA PESSOA QUE ACREDITA EM ALGUMAS COISAS . QUE TENHO FÉ , INDEPENDENTE DE NÃO TER UMA RELIGIÃO PRÉ ESTABALECIDA . QUE CREIO NO AMOR E , ( NÃO HÁ COMO NÃO LEGITIMA-LO APÓS TER OLHADO MINHAS CONTINUAÇÕES NOS OLHOS ... ) NESTE MUNDO COMPARTILHO ESSE AMOR COM PESSOAS A MIM ESPECIAIS , AS QUAIS FAÇO QUESTÃO DE DIZER-LHES : SABABONA!!!
NESTE MUNDO SOU LIGADO AO QUE SOU (ESTOU) , DE VERDADE . SEM HERÓIS , UM MUNDO DE SACRIFICIOS E MODERAÇÃO , DE LOUCURA E PRESSUPOSTO DE SANIDADE . ONDE AJUDO O PRÓXIMO , ONDE COMPARTILHO , ONDE SOU AJUDADO , ONDE OUÇO , ONDE DÃO ME LIBERDADE DE FALAR , ONDE FITO NOS OLHOS SEM MEDO DE SER RÉU INCLUSIVE POR NÃO PERMITIR-ME FAZER PARTE DE JULGAMENTOS ... ONDE AO INVÉS DE BUSCAR DEBILIDADES PARA VENCER , COOPERO . E NESTE SIM , HÁ MAIS GANHADORES QUE PERDEDORES...



ANTES NÃO SABER NADA , DO QUE SABER MUITAS COISAS PELA METADE . ANTES SER LOUCO PELO SEU PRÓPRIO CRITÉRIO , QUE SÁBIO SEGUNDO A OPINIÃO DOS OUTROS ...

FRAGILIDADE

Fazemos de tudo para parecermos fortes, invencíveis, como super-heróis. Mas somos mortais - logo, frágeis - expostos diariamente a perigos físicos e mentais, dos quais fazemos de tudo para esquecer. No entanto, tentamos esconder esta nossa fragilidade, nossa "essência de vidro", de nós mesmos e dos outros, sem suspeitar de que ela, na verdade, impulsiona nosso dia-a-dia.A fragilidade aproxima uns dos outros.do livro fragilidade ( Jean Claude Carriere )
ABSTRACTO , UM IGNORANTE TOTAL SOBRE VÁRIOS ASSUNTOS . OS COMUNS AOS OUTROS E OS COMPLEXOS AOS LEIGOS...QUANTO MAIS TENTO ENTENDER , MAIS CONFUSO ME TORNO E , QUANTO MAIS CERTEZA PAREÇO TER , MAIS DÚVIDAS CRIO OU CRIAM ELAS EM MIM ; NESSE CÉREBRO SEM NEURÔNIOS ... O PSEUDO-INTELECTUAL CONVICTO , QUE NÃO CONSEGUE INTERPRETAR UMA LAUDA INTEIRA ; QUANDO DESVIRGINADA PELA TINTA DE COR INCONSCEBÍVEL ... SINAIS ... O IMPRECISO DE CONTAS EM NÚMEROS EXATOS . O QUE NÃO TEM PACIÊNCIA PARA APRENDER , POIS SABE NÃO CONSEGUIR ACOMPANHAR RACIOCINIOS SIMPLES ... O XENOFÓBICO DAS LINGUAGENS , INCLUSIVE A NATIVA . A MIM PALAVRAS DIFÍCEIS ME SÃO BELAS , AS OUTRAS, ÁH AS OUTRAS... NÉSCIO , ESCUSO PRONTO AO PRÓXIMO PASSO , A INTENSIDADE DE VERDADES IRREAIS ... ( E. A ).

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

... DENTRO DE NÓS HÁ UMA COISA QUE NÃO TEM NOME . ESSA COISA É O QUE SOMOS ... (JOSÉ SARAMAGO).

NÃO SE TIRA DE ALGUÉM O QUE ESTE NÃO POSSUI . MELHOR SERIA APRENDER POR NÓS MESMOS , QUE ATRAVÉS DE FALSOS INTELECTUAIS... ( EMERSON ALMEIDA )



Não sou um homem real, não sou um homem como os outros, um homem de carne e osso. um homem gerado por homens. não nasci como os meus companheiros; ninguém me embalou ou viu crescer; não conheci a inquietação da adolescência nem a doçura dos laços de sangue. Sou - e quero dizê-lo, ainda que você não acredite tão somente o protagonista de um sonho. Uma imagem de William Shakespeare, tornou-se para mim literal e tragicamente exacta : sou da mesma matéria que são de que são feitas os sonhos humanos ! existo porque alguém me sonha: alguém dormindo, sonha e me vê em actividade, com vida e em movimento, e nesse instante sonha que estou dizendo tudo isso. No momento em que esse alguém começou a sonhar-me, comecei a existir; quando despertar, deixarei de existir. Sou fruto de sua imaginação, uma imaginação sua, um hóspede de suas longas fantasias nocturnas. O sonho desse alguém é tão duradouro e intenso que me tornei visível até para os homens desperto... mas o mundo da vigília, o mundo da realidade concreta, esse não é o meu mundo. sinto -me tão deslocado em meio à vulgar solidariedade de vocês! minha verdadeira é a que transcorre vagamente na alma do meu adormecido criador. " Não creia que estou falando por enigmas ou símbolos. O que estou estou lhe dizendo é a verdade , a pura verdade mais simples e terrível. Pare, então de arregalar os olhos de espanto! não olhe mais p-ara mim com esse ar penalizado de surpresa! '' Ser actor de um sonho, não é o que mais me atormenta. Poetas há que disseram que a vida dos homens é a sombra de um sonho, e filósofos que sugeriram que toda a realidade é alucinação. Eu , em vez disso, sou perseguido por uma outra ideia: quem é que me sonha? quem é esse alguém, esse ser ignoto que não conheço e por que sou possuído, que me faz surgir de repente da névoa de seu cérebro fatigado e que ao acordar me extinguirá de repente, como um sopro inesperado em uma chama.Há quanto tempo penso nesse meu adormecido proprietário, nesse meu criador que se ocupa do curso de minha efêmera vida! Decerto é grande e poderoso: um ser pára o qual nossos anos são minutos, e que pode viver toda a vida de um homem em uma única de suas horas e a história da humanidade em uma de suas noites. seus sonhos devem ser vivos, fortes e profundos a ponto de projectar as imagens para o exterior, de modo que pareçam coisas reais. Talvez o mundo inteiro não seja mais que o produto eternamente variável de um entrecuzar-se de sonhos de seres semelhantes a ele. Mas não quero generalizar demais: deixemos as metafisicas para os imprudentes! basta-me a terrivel certeza de ser a criatura imaginável de um imenso sonhador. ( PAPINI).
“A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o visitante sentou na areia da praia e disse: ‘Não há mais o que ver’, saiba que não era assim. O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre.”
(José Saramago)

KHAOS OF THE KHAOS

EU... SEM SOMBRAS DE DÚVIDAS NÃO SOU O HOMEM PROJETO , QUE MUITOS ACHARAM QUE SERIA.
SOU O HOMEM QUE VIVE O PRESENTE , QUE EMPRESTA A CARNE A NAVALHA , QUE PREFERE VIVER DORES E ALEGRIAS POR INTEIRO . O CARA QUE NÃO SOFRE DE FORMA ANTECIPADA...
O HOMEM MUITAS VEZES CONTRADITÓRIO , CONTRARIADO ATÉ DE FORMA IMBECIL COM SUPÉRFLUOS
...
QUE FICA FELIZ AO DESCOBRIR UM NOVO AUTOR . DESSES QUE FALAM COM MÁSCARAS , COM LINGUAGEM IMPRECISA , QUE ESCREVEM NAS ENTRELINHAS ..DESSES RELES E VIL !!!
SOU O HOMEM QUE MANTÉM O RISO NO ROSTO NAS QUEDAS QUE LEVO , DESSES QUE MEDE CONSEQUÊNCIAS DE BONS E MAUS ATOS . AQUELE RUDE AO QUAL NÃO VALEU À PENA ESTAR JUNTO E , O GENTLEMAN QUE MUITOS ADMIRARAM .
SOU O LOUCO , AQUELE QUE AS VEZES JOGA TUDO PARA O ALTO , O ERRADO DA HORA CERTA E , O CERTO DE HORAS DUVIDOSAS ... O QUE MUITAS VEZES SE ABSTÊM , SABENDO SER ISTO UMA DECISÃO. SOU O QUE CHEGA ATRASADO AOS ENCONTROS , O PONTUAL NO MOMENTO DE DEIXAR PARA LÁ ; O QUE ESPERA A DEFINIÇÃO DE 60 SEGUNDOS , CONTIDOS EM UM MINUTO...
TALVEZ NÃO SAIBA SEQUER O QUE ACREDITO SER , MAS É BOM ESTAR ESSE EMERSON MOMENTÂNEO . POR ISTO , ESTOU O MOMENTO !!!
INTEIRO , SENTIMENTO DE BUSCAR A ESSÊNCIA DE SER O QUE SE É... ESCREVENDO SEMPRE !!! ARRUMANDO MEU KHAOS INTIMO . BUSCANDO ASSIM VER COM CLAREZA , A ARRUMAÇÃO COMPLICADA DAS COISAS ...

( EMERSON ALMEIDA )
“Deves tornar-te senhor de ti mesmo, senhor também de tuas próprias virtudes. Antes elas eram teus senhores; mas devem ser apenas teus instrumentos junto com outros instrumentos. Deves adquirir poder sobre o teu pró e o teu contra, e aprender a desatá-los e a ligá-los de novo, segundo teu objetivo mais alto.” (Friedrich Nietzsche)