sábado, 27 de setembro de 2008

" O AMOR, TAL COMO EXISTE NA SOCIEDADE, NÃO PASSA DA TROCA DE DUAS FANTASIAS E DO CONTATO DE DUAS EPIDERMES. "
( SEBASTIEN CHAMFORT ).


Há metafísica bastante em não pensar em nada.O que penso eu do mundo?Sei lá o que penso eu do mundo!Se eu adoecesse pensaria nisso.Que idéia tenho eu das cousas?Que opinião tenho sobre as causas e os efeitos?Que tenho eu meditado sobre Deus e a almaE sobre a criação do Mundo?Não sei. Para mim pensar nisso é fechar os olhosE não pensar. É correr as cortinasDa minha janela (mas ela não tem cortinas).O mistério das cousas? Sei lá o que é mistério!O único mistério é haver quem pense no mistério.Quem está ao sol e fecha os olhos,Começa a não saber o que é o solE a pensar muitas cousas cheias de calor,Mas abre os olhos e vê o sol,E já não pode pensar em nada,Porque a luz do sol vale mais que pensamentosDe todos os filósofos e de todos os poetas.A luz do sol não sabe o que fazE por isso não erra e é comum e boa.Metafísica? Que metafísica têm aquelas árvores?A de serem verdes e copadas e de terem ramosE a de dar fruto na sua hora, o que não nos faz pensar,A nós, que não sabemos dar por elas.Mas que melhor metafísica que a delas,Que é a de não saber para que vivemNem saber que o que não sabem?"Constituição íntima das cousas"..."Sentido íntimo do Universo"...Tudo isto é falso, tudo isto não quer dizer nada.É incrível que se possa pensar em cousas dessas.É como pensar em razões e finsQuando o começo da manhã está raiando, e pelos lados das árvoresUm vago ouro lustroso vai perdendo a escuridão.Pensar no sentido íntimo das cousasÉ acrescentando, como pensar na saúdeOu levar um copo à água das fontes.O único sentido íntimo das cousasÉ elas não terem sentido íntimo nenhum.
Não acredito em Deus porque nunca o vi.Se ele quisesse que eu acreditasse nele,Sem dúvida que viria falar comigoE entraria pela minha porta dentroDizendo-me, Aqui estou!(Isto é talvez ridículo aos ouvidosDe quem, por não saber o que é olhar para as cousas,Não compreende quem fala delasCom o modo de falar que reparar para elas ensina.)Mas se Deus é as flores e as árvoresE os montes e sol e o luar,Então acredito nele,Então acredito nele a toda a hora,E a minha vida é toda uma oração e uma missa,E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos.Mas se Deus é as árvores e as floresE os montes e o luar e o sol,Para que lhe chamo eu Deus?Chamo-lhe flores e árvores e montes e sol e luar;Porque, se ele se fez, para eu o ver,Sol e luar e flores e árvores e montes,Se ele me aparece como sendo árvores e montesE luar e sol e flores,É que ele quer que eu o conheçaComo árvores e montes e flores e luar e sol.E por isso eu obedeço-lhe,(Que mais sei eu de Deus que Deus de si próprio?).Obedeço-lhe a viver, espontaneamente,Como quem abre os olhos e vê,E chamo-lhe luar e sol e flores e árvores e montes,E amo-o sem pensar nele,E penso-o vendo e ouvindo,E ando com ele a toda hora.

( Alberto Caeiro )


" MINHA FILOSOFIA É SIMPLES. ENCHA O QUE ESTIVER VAZIO. ESVAZIE O QUE ESTIVER CHEIO. E COCE QUANDO SENTIR COCEIRA... "
(ALICE ROOSEVELT LANGSNORTH ).


" NA VÉSPERA DE NÃO PARTIR NUNCA / AO MENOS NÃO HÁ QUE ARRUMAR MALAS / NEM QUE FAZER PLANOS EM PAPEL , COM ACOMPANHAMENTO INVOLUNTÁRIO DE ESQUECIMENTOS / PARA O PARTIR AINDA LIVRE DO DIA SEGUINTE . / NÃO HÁ QUE FAZER NADA / NA VÉSPERA DE NÃO PARTIR NUNCA . "
( ÁLVARO CAMPOS ).



" LE COMBAT SPIRITUEL EST AUSI BRUTAL QUE LA BATAILLE D´HOMMES, MAS LA VISION DE LA JUSTICE EST LE PLAISIR DE DIEU SEU. "
( RIMBAUD ).

QUANDO UM MURO SEPARA / UMA PONTE UNE / SE A VINGANÇA ENCARA, O REMORÇO PUNE / VOCÊ VEM ME AMARRA, ALGUÉM VEM ME SOLTA / VOCÊ VAI NA MARRA, ELA UM DIA VOLTA / E, SE A FORÇA É TUA, ELA UM DIA É NOSSA / OLHA O MURO, OLHA A PONTE / OLHA O DIA DE ONTEM CHEGANDO / QUE MEDO VOCÊ TÊM DE NÓS...OLHA AI... VOCÊ CORTA UM VERSO, EU ESCREVO OUTRO /. VOCÊ ME PRENDE VIVO, EU ESCAPO MORTO / DE REPENTE... OLHA EU DE NOVO.

( MAURICIO TAPAJÓS E PAULO CÉZAR PINHEIRO ).


" O HOMEM RAZOÁVEL ADAPTA-SE AO MUNDO; O HOMEM QUE NÃO É RAZOÁVEL OBSTINA-SE A TENTAR QUE O MUNDO SE LHE ADAPTE. QUALQUER PROGRESSO, PORTANTO, DEPENDE DO HOMEM QUE NÃO É RAZOÁVEL... "( G.B. SHAW ).


ESSE EST PERCIPERE AUT PERCIPI


" DA VIDA HUMANA, A DURAÇÃO É UM PONTO, A SUBSTÂNCIA FLUIDA, A SENSAÇÃO APAGADA; A COMPOSIÇÃO DE TODO O CORPO PUTRESCÍVEL, A ALMA INQUIETA; A SORTE IMPREVISÍVEL, A FAMA INCERTA... "
( MARCO AURÉLIO ).


" PRÁ NÃO NASCER, JÁ É TARDE; PRÁ MORRER, INDA É CEDO, VIVER DE GRAÇA É MAIS BARATO E TALVEZ RIR ANTES DA HORA ENGASGA. "( GUIMARÃES ROSA ).



CONHEÇO TUAS OBRAS: NÃO ÉS FRIO NEM QUENTE. OXALÁ FOSSES FRIO OU QUENTE! MAS, PORQUE ÉS MORNO, NEM FRIO NEM QUENTE, ESTOU PARA VOMITAR-TE DA MINHA BOCA.
( APOCALIPSE CAP. 3 VS. 15 e16 ).


" EU SEI PORQUE O MEIO-TERMO NÃO É SEGUIDO: O HOMEM INTELIGENTE ULTRAPASSA-O, O IMBECIL FICA AQUÉN. "
( CONFÚCIO ).



" SE ENTENDESSE A SAUDADE . TALVEZ SOUBESSE , PORQUE O ÂMAGO SE PROCURA , TENDO - O EM SI ... "
( E. A ).

" PEQUENOS SONHOS ME MOVEM ... OS GRANDES , SEMPRE SÃO DESENCONTROS PARA MINHA ALMA . "
(E . A).

Nenhum comentário: